Sempre gostei de cachorros. Eles me inspiram a ser uma pessoa melhor, não viver de passado, amar sem esperar nada em troca. Eles são maravilhosos e por amá-los tanto resolvi abraçar uma oportunidade única de pelo menos tentar convencer o máximo de pessoas possíveis que seus cachorros merecem a felicidade que eles lhes dão. Eles merecem mais. São seres que nasceram para andar, correr, caçar, e dentro de cada um deles há um anseio por liberdade que nós humanos sabemos o quanto desejamos. É facil deixar seu cão feliz. A primeira coisa é lhe dar exercicios. A segunda é lhe dar regras, limites e segurança.. E somente por ultimo é que recompensamos a calma deles com carinho e brincadeiras. Se nao está convencido... associe isso a uma criança e você vai ver que ela precisa de escola pra gastar energia, regras para não ficar mal-educada e amor e carinho para que possa se sentir amada. Mas hoje estou aqui pra falar de um assunto sério. E sei lá porque motivos, mas talvez por amá-los tanto que gostaria de falar disso.
O ADESTRAMENTO.
Até aonde eu estudei e vi, adestramento só serve para cachorros calmos e submissos que já estão em equilibrio mental. Servem por exemplo para ensinar cachorros a serem guias de pessoas deficientes. Mas o que tenho visto é bem diferente... Donos impacientes que dizem: Meus cachorros são 'mal-criados' porque comem as coisas, mordem, pulam, latem demais, tem medo demais... e diversos outros motivos, acham que dar a pata, deitar e rolar vai adiantar de alguma coisa. Na verdade, eu posso garantir que eles se frustam tanto que voltam piores,e em alguns casos até mais depressivos e agressivos. ACORDEM pelo amor de Deus... Dar a pata não vai amezinar seu cão da tristeza de não sair de casa. Deitar não vai fazer ele se acalmar.Dar o comando Senta, quando ele está agitado, nervoso ou mordendo alguém? Tá, tenta fazer isso e você vai acabar no hospital dando pontos na mordida que recebeu.
Meus queridos... parem de achar que seus cachorros são como os humanos. Porque não são! É uma triste realidade. São raças diferentes, tem comunicação diferente... tem preceitos diferentes, e genética diferente. Por exemplo: você já deve ter ouvido falar daquela cadela que matou e comeu o filhote não? Pois bem, para essa mãe o instinto de grupo é maior. Ela fez isso porque o filhote era fraco e posteriormente poderia prejudicar o bando inteiro... e não podemos julgá-la por isso, pois as necessidades são outras. Eles tem instintos de sobrevivência, de matilha. Sabem que não podem se dar ao luxo de terem problemas e colocar a vida de todos em risco. E nós? Nós somos seres dotados de amor incondicional, amamos nossos filhos, independente se forem fracos ou deficientes. Então, cuidem muito bem dos seus preceitos, porque se você quiser humanizar o seu cachorro com psicologia humana, vá em frente... mas saiba que existem consequencias que talvez sejam sérias.Você pode estar deixando seu bichinho mais infeliz e pior que isso, pode estar criando um monstro. Portanto gente, vamos ter bom senso. Se coloquem no lugar deles!
Fica a dica! Beijos a todos!